Quando o assunto é reencarnação, podemos considerar que não se trata de uma Doutrina Uniforme, porque diversas crenças religiosas não acreditam que há vida após a morte física (desencarne).

Embora algumas religiões admitam a reencarnação, não possuem uma doutrina esquematizada e oficializada sobre o assunto.

Um estudo abrangente sobre este tema, só tem sido possível por registos escritos, onde muita vez até, se confunde reencarnação com renascimento.


Reencarnação pode ser definida como a sobrevivência de uma Entidade (Alma) à morte de um corpo humano anterior e que assume de seguida um novo corpo físico.


Segundo algumas tradições budistas, uma Alma ou um Eu permanente  (Anatta) não passa de uma vida para outra, mas sim uma experiência, que gera um carma de uma vida para uma próxima vida diferente, acreditando que o indivíduo que não alcançou o Nirvana (extase-Liberação), poderá renascer (Pensamos como outra Entidade) em qualquer um dos seguintes seis reinos. Dos Deuses, Semideuses,, Humanos, Animais, Espíritos Famintos e dos habitantes do inferno. Quando se dá a libertação do ciclo de nascimentos e mortes (roda de Samsara-Renascimentos) o Indivíduo atinge o Nirvana.

No entanto, há textos canónicos budistas contraditórios a estas tradições.

Siddarta Gautama,não concebia a ideia que liberdade e salvação dependiam do acesso previligiado a Uma Fonte ou Plano Eterno que era Deus ou Consciência Pura, como lhe quisessem chamar. Liberdade para Ele, significava ausência de cobiça, ódio ou confusão.

As Religiões Bíblicas (Cristianismo, Judaismo e Islamismo), acreditam na ressurreição dos mortos, em que os corpos serão ressuscitados num determinado futuro para que sejam julgados no Dia do Juizo Final.

Filme 'A Reencarnação de Manika'

O filme “A reencarnação de Manika, baseado em factos reais, vem confirmar que a reencarnação existe, assim como põe em dúvida certos dogmas de crença em diversas religiões, nomeadamente a Católica, mas também mostra que dentro do seu seio há cónegos íntegros e com pensamentos elevados, que seguem o caminho do Absoluto (Deus) pela intuição..

Manika é uma criança que se recorda da última encarnação quando Laksi , casada com Anditu, ainda vivo nesta sua nova encarnação. Quando em viagem à procura de seu marido naquela vida anterior, acompanhada pelo cónego Daniel fiel amigo que sempre acreditou na sua verdade, ela identificava com clareza diversos pormenores, como locais e pormenores de seu esposo que a própria família de Anditu desconhecia.

È um filme comovente e nos faz pensar que certas crenças que atraímos como realidade, estão para além do espaço e do tempo e quando entramos nas profundezas do nosso Universo Interior e nos mostram o desconhecido, entramos para além do véu.


Publicado em
14/9/2020
na categoria
Reencarnação
Clique para ver mais do autor(a)
Francisco J. Cabral

Mais do autor(a)

Francisco J. Cabral

Ver tudo